20 de abr. de 2012

Rishikesh

É o ponto inicial da sagrada rota de peregrinação até Gangotri. Rishikesh é considerada a capital mundial do Yoga. Possui diversos Ashrams famosos - como o Shivananda Ashram -, que oferecem diversos cursos sobre Yoga.
Em Rishikesh encontramos duas pontes suspensas sobre o rio Ganges: Rama Jhula e Lakshman Jhula. E é justamente nos arredores dessas duas pontes que tudo acontece nessa cidade serena, localizada às margens do Ganges, em meio a morros verdejantes.

Nossa chegada a Rishikesh se deu de táxi vindo da capital Delhi. O melhor a se fazer é viajar de trem - a partir de Delhi - até Haridwar e de lá pegar um ônibus até Rishikesh (1 hora de viagem), mas como estávamos na alta temporada na Índia foi difícil encontrar passagens de trem. A espera estava entre 7 e 10 dias e decidimos pegar um táxi.

A viagem de táxi levou 8:30hs e foi muito cansativa. Chegamos em Rishikesh à noite (21h) e decidimos escolher entre dois hotéis indicados pelo motorista de táxi. Optamos pela segunda indicação: Hotel Ganesha Inn. Ao acordarmos pela manhã uma grata surpresa: o visual do rio Ganges nos deixou completamente apaixonados pela cidade.
Visual do café da manhã

Após o café da manhã partimos para nosso primeiro contato com essa cidade que viria a ser a nossa grata surpresa. Entramos no primeiro Ashram, cerca de 100 metros do hotel Ganesha Inn. 

Nos fundos desse Ashram encontramos uma escadaria com 320 degraus que nos levaria ao primeiro contato com o rio Ganges.



A partir desse momento resolvemos permanecer em Rishikesh por pelo menos 10 dias e saímos em busca da cidade.
Olhar Indiano característico - penetrante
As crianças são enfeitadas e pintadas desde cedo
Esse ficou conhecido como my friend
olhar amoroso e sorriso contagiante
No Sathya Ashram participamos dos maravilhosos Satsangs com Prem Baba  - Mestre espiritual brasileiro há 7 anos amado pelos Indianos e uma multidão de ocidentais. Todos os dias cerca de 400 pessoas se aglomeram no salão do Sathya Ashram para participar do Satsang. Prem Baba recebe a todos com amor e simpatia. É impressionante a devoção das pessoas com Prem Baba. É considerado um verdadeiro santo por todos em Rishikesh.
Prem Baba
Uma das muitas atividades que Prem Baba promove é a limpeza do entorno do rio Ganges. Em 10 dias ele convidou as pessoas a participarem desse mutirão de limpeza por duas vezes. Uma atitude que chama a atenção inclusive da televisão Indiana que fez uma reportagem sobre essa atividade. Parece que limpeza não é o forte da Índia e uma atitude dessa merece um programa de TV.


Monica participando do mutirão. Aguardem Karma Yoga em nossas futuras trilhas
Os Sadhus de Rishikesh



Estilo Índia rsrsrs. Conforto e praticidade. Na Índia cada um se veste da maneira que lhe convier e ninguém liga. Essa moda podia pegar por aqui (Brasil)


Nesses 10 dias praticamos muita Yoga - inclusive trabalhamos no Hotel que estávamos hospedados (à convite do dono do Hotel) em troca de 50% da diária.
Uma das muitas atividades que realizamos foi trabalhar em cima das fotos dos diversos asanas para complementar nosso Blog Eventos de Yoga - Asanas



O rio Ganges - um capítulo à parte






Alguns Ashrams de Rishikesh


Prática de Rafting no Ganges atrai centenas de pessoas por dia


Shiva - Om Namah Shivaya
Essa estátua de Shiva está às margens do Ganges. Simplesmente maravilhoso

Veja também nossa passagem por outras cidades
Mumbai  -  Pune  -  Delhi  -  Haridwar

Nenhum comentário:

Postar um comentário