19 de abr. de 2012

Mumbai (antiga Bombaim)

Capital do Estado de Maharashtra, é a cidade mais povoada da Índia com cerca de 15 milhões de pessoas. É lá que se encontra a maior indústria cinematográfica do mundo, conhecida como Bollywood.
Mumbai tem grandes contrastes. Edifícios com arquitetura moderna são erguidos junto a construções vitorianas, bazares tradicionais e barulhentos e shopping centers modernos. Os bairros ricos estão cercados de favelas.
45º C e o pneu furou
Trânsito caótico
Praia de Juhu (Juhu Beach)


Atrações Turísticas:

1- Colaba Causeway (comércio)
Esta rua movimentada, também conhecida como Colaba Causeway, localizada ao sul de Mumbai, é um agitado centro comercial e administrativo. A área oferece vislumbres interessantes das ligações entre a Mumbai colonial e a atual.
Atualmente, o Causeway (passeio) é uma animada mistura de lojas, restaurantes e núcleos residenciais.
Colaba Causeway

Dos muitos restaurantes do Causeway, um se tornou o mais procurado pelos ocidentais - Leopold Café and Bar, fundado em 1971. Nesse restaurante encontramos uma ampla seleção de pratos de diversas cozinhas. O ambiente é acolhedor e a equipe muito prestativa e eficiente. Vale a pena conferir.


Leopold Café

2- Crawford Market (comércio)
Um dos pontos mais fascinantes e animados de Mumbai, está localizado ao norte da Victoria Terminus (estação de trem). Essa miscelânea arquitetônica de arcos mouriscos, frontões de madeira, coroada por um campanário, consiste em um grande salão central com duas alas. Fileiras de bancas de madeira exibem diariamente 3 mil toneladas de produtos frescos, de frutas e flores a peixes e pássaros exóticos. As luminárias tem formato de dragão alado. O chafariz do pátio tem decoração exuberante de deusas do rio Indo.
Crawford Market
Banca de frutas

3- Templo de Ganesha (Ganesh Temple)
No dia em que visitamos o Templo dedicado a Ganesha era feriado na Índia e tivemos que enfrentar uma fila de quase 1 hora para percorrer o interior do Templo.
Templo dedicado a Ganesha
4- Templo de Lakshimi (Mahalaxmi Temple)
Muitos devotos de acotovelam nesse Templo dedicado a Mãe Lakshimi - Deusa da fortuna e da prosperidade. No acesso ao Templo encontramos várias bancas que vendem oferendas religiosas, como cocos, flores e pequenas imagens.
Templo dedicado a Mãe Lakshimi
Bancas de oferendas

5- Ilha da Elephanta (cavernas)
Originalmente chamada Gharapuri, a ilha recebeu dos Portugueses o nome de Elephanta por causa de uma enorme pedra em forma de elefante, que agora está no jardim do Bhau Daji Lad Museum.
Os templos das cavernas da Elephanta datam do século 6º, são escavados em rocha e dedicados ao Deus Shiva. Infelizmente encontramos muitas esculturas danificadas. Patrimônio da Humanidade da Unesco, os templos da Elephanta podem ser visitados em um dia, com barcos que saem do Portal da Índia (India gate). Esse percurso de barco leva 1 hora para chegar até a Ilha.


No interior de uma das cavernas da Elephanta encontramos o Mahesamurti - Shiva com três cabeças. Podemos dizer que essa é a grande atração da ilha da Elephanta. Uma imagem poderosa e atraente que impressiona a todos. Os três rostos representam Shiva em suas diferentes manifestações. O rosto central retrata Shiva o Preservador com sublime serenidade e introspecção. A face voltada para oeste representa Shiva o Criador, gentil e gracioso. E a cabeça voltada para leste, com boca cruel, nariz em forma de gancho e serpentes como enfeite dos cabelos, representa Shiva, o Destruidor.
Mahesamurti
Caverna de Elephanta
Esculturas danificadas
Shiva Lingam


6- Mani Bhavan Gandhi (Museu de Gandhi)
Essa casa agradável - hoje Museu - está localizada num bairro residencial de Mumbai e foi a casa de Mahatma Gandhi entre 1917 e 1934, quando este morou em Mumbai.
Quarto da casa de Gandhi - hoje Museu


7- Torres do Silêncio (Towers of Silence)
Torres do silêncio


8- Dhobi Ghat de Saata Rasta (Lavanderia a céu aberto)
Uma atração a mais de Mumbai que vale a pena ser visitada. A maior lavanderia a céu aberto do mundo. A pergunta que fica é: Como eles sabem qual é a roupa de quem?



9- Portal da Índia (Gateway of India)
Ponto mais visitado de Mumbai. Foi erguido para comemorar a visita do rei Jorge V e da rainha Mary, em 1911. Mas o verdadeiro Arco do triunfo só foi terminado em 1924, alguns anos após a visita real.
À noite o Gateway ganha destaque, pois é iluminado para contrastar com o mar escurecido. Aqui fica o coração da área turística de Mumbai, local mais popular da cidade, sempre cheio de moradores, visitantes, vendedores e barraqueiros. 
É a partir desse ponto que barcos ancorados oferecem serviços regulares para a travessia da baía até a ilha de Elephanta.









10- Victoria Terminus (Victoria Train Station)
Exemplar mais notável da arquitetura gótica vitoriana na Índia, a Victoria Terminus Railway Station (atualmente Chhatrapati Shivaji Terminus) é uma obra excêntrica, com cúpulas, torres e arcos.
Diariamente passam mais de 2 mil trens e 2 milhões de passageiros, o que inclui a multidão que mora nos subúrbios.



Veja também nossa passagem por outras cidades
Pune  -  Delhi  -  Rishikesh  -  Haridwar

Nenhum comentário:

Postar um comentário